sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Nutricionista dá cinco dicas de alimentação para atletas de verão

Especializada em esportes, Giovana Guido diz que as tempo quente faz pessoas aumentarem as atividades físicas, mas cardápio equilibrado fica em segundo plano

Nutricionista Esportiva Giovana Guido
O início do dia e o fim da tarde já estão mais agradáveis no verão. No entanto, essa época é muito perigosa, já que surgem atletas de temporadas que se preocupam apenas com as atividades físicas e se esquecem de uma alimentação adequada. Com isso, na maioria das vezes, o resultado estético esperado não aparece. Quem analisa é a nutricionista Giovana Guido, especializada em esportes.
De acordo com Giovana, as modalidades mais procuradas nessa época do ano são: o futebol, o tênis, corrida, caminhada e os exercícios de academia.
– Os atletas iniciantes costumam sair do trabalho para praticar alguma atividade. Muitos passam a tarde inteira sem comer um lanche. Além disso, é comum ainda que se consumam cerveja, porções e salgados. Isso é um perigo para o corpo – analisa.
Veja cinco dicas de alimentação dadas por Giovana Guido para render mais nas atividades físicas e no trabalho em 2014:

01
COMER DE TRÊS EM TRÊS HORAS
Essa iniciativa ajuda a queimar gordura mais rápido e traz um ganho na massa muscular, desde que a alimentação do dia todo seja bem planejada e seguida.

02
INGERIR POUCA GORDURA NO CAFÉ DA MANHÃ
O atleta deve procurar ingerir o mínimo de gordura nos alimentos, principalmente na escolha do pão, do queijo, leite, iogurte e da margarina que for utilizar. Consumir pouquíssimo açúcar e doces. No meio da manhã é interessante consumir castanhas, queijos magros, iogurte light e frutas. Se for um esportista mais avançado, é até possível incluir suplementos de proteínas como shakes e barras.

03
EVITE CARNE VERMELHA
No almoço, a carne vermelha pode ser ingerida (como patinho, filé mignon e músculo), mas é bom dar preferência aos ovos, peixes e frango. Evitar as frituras e molhos gordurosos. Grãos integrais (arroz, soja, quinua, batata doce, grão de bico, etc.) e saladas são essenciais. A digestão dos grãos integrais é mais lenta e não acumula tanta gordura (o carboidrato é liberado aos poucos no sangue). Além disso, o consumo de integrais é excelente para os esportistas, uma vez que mantém os níveis de energia mais estáveis ao longo do dia e durante o treino também. No jantar, o esquema do almoço deverá ser seguido também: fontes de proteínas + vegetais + grãos integrais. O consumo de gorduras boas como o azeite, abacate ou óleo de linhaça são interessantes para estas duas refeições também.

04
FAÇA UM LANCHE DA TARDE
Pode ser um lanche natural, com queijo branco, peito de peru, frango, atum, ovos (escolher de uma a duas opções), iogurte light, vitaminas, shakes com frutas, cereais, suplementos de proteínas, iogurte, leite, água de coco, entre outros ingredientes. – o interessante é sempre variar

05
CONSUMA PROTEÍNA ANTES DE DORMIR
Antes de dormir, é indicado beber leite ou iogurte (versões desnatadas), queijo branco, peito de peru ou claras cozidas/omelete. Também indicado patê de atum acompanhado de ricota – podem ser consumidos com torrada. Omelete com legumes também é uma boa sugestão.

Via- TEM ESPORTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário