ALEXANDRIA/RN




A história do atual município de Alexandria, localizado na região Alto Oeste do Rio Grande do Norte, começa em meados do século XVIII, mais especificamente por volta de 1759, quando foi arrolado o documento Tombo de Demarcação, que tinha José da Costa, preto alforriado, como testemunho principal. Acredita-se que, com as mãos em cima da Bíblia, ele jurou dizer apenas a verdade. Segundo versões, ele residia na fazenda Barriguda, ponto de origem fundamental ao surgimento do município. O nome Barriguda se refere à serra onde se localizava a fazenda, a Serra Barriguda, que tinha o formato muito semelhante ao de uma barriga.





A partir daí, um povoado foi nascendo e ganhando repercussão em todo o estado. Esse povoado foi denominado de "Alexandria" em homenagem a uma filha da terra e esposa de um ex-governador e senador do estado (Ferreira Chaves): Alexandrina Barreto Ferreira Chaves. Em 3 de dezembro de 1923, o povoado de Alexandria foi elevado à categoria de vila, sendo, sete anos mais tarde, passado à condição de novo município do Rio Grande do Norte, com a denominação de João Pessoa. Seis anos mais tarde, o município voltou a ter o nome do antigo povoado, Alexandria, para evitar confusão com João Pessoa, capital da Paraíba. Conforme já citado anteriormente, o povoado de Alexandria foi elevado à categoria de vila, em 1923. Somente em 7 de novembro de 1930, a vila se tornou município, desmembrado de dois municípios, simultaneamente: Martins e Pau dos Ferros, com o nome deJoão Pessoa. Seis anos mais tarde, em 24 de outubro de 1936, por força a lei estadual nº 19, o nome do município é alterado para Alexandria para que se pudesse evitar confusão com a capital do estado da Paraíba e homenagear uma filha ilustre da região, de nome Alexandrina Barreto Ferreira Chaves.




Em 1953, Alexandria, que era formado apenas pelo distrito-sede, passou a ser formado por dois distritos: Alexandria e Tenente Ananias Gomes. Nove mais tarde, outros distritos foram sendo criados e anexados ao município de Alexandria: João Dias e Pilões. No ano seguinte, em 26 de março de 1963, o distrito de Tenente Ananias Gomes foi emancipado e se tornou município com o nome de Tenente Ananias. Em 2 de agosto de mesmo ano, foi emancipado e elevado à categoria de município o distrito de João Dias e, dezoito dias mais tarde, o distrito de Pilões. Até os dias atuais, o município de Alexandria é formado apenas pelo distrito sede. Alexandria foi emancipado de Martins e Pau dos Ferros na década de 1930. O nome do município é uma referência a Alexandrina Barreto Ferreira Chaves, filha de um ex-senador e ex-governador do estado do Rio Grande do Norte: Ferreira Chaves. Desde a sua emancipação, desmembraram-se de seu território os municípios de Tenente Ananias (1962), João Dias e Pilões (os dois últimos em 1963).

ANTIGA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA


A estação de Alexandria foi inaugurada em 1951

Nenhum comentário:

Postar um comentário